Milhões de brasileiros são prejudicados por falta de depósitos do FGTS

Fonte: CenárioMT

Fgts
Fgts

Milhões de trabalhadores com carteira assinada estão enfrentando problemas com depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que somam um rombo estimado em R$ 10 bilhões em todo o país. Mais de 42 milhões de brasileiros têm direito ao fundo, que serve como proteção em casos de demissão sem justa causa, doenças graves, aposentadoria e para compra ou construção da casa própria.

Há casos de trabalhadores que, mesmo após anos na mesma empresa, receberam apenas alguns depósitos do FGTS, descobrindo a situação ao checar os pagamentos.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, cerca de 1,6 milhão de empresas no Brasil não realizam os depósitos ou estão com parcelas atrasadas, afetando aproximadamente 9,5 milhões de trabalhadores. Especialistas alertam que a falta de pagamento do FGTS pode gerar a rescisão indireta do contrato, permitindo que o trabalhador encerre o vínculo empregatício com todos os direitos de uma demissão sem justa causa.

A situação evidencia a necessidade de fiscalização mais rigorosa sobre as empresas para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas e a proteção dos direitos dos empregados.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
logo1024x1024-
Há 15 anos, o CenárioMT é uma das principais referências em jornalismo regional, levando informação precisa e atualizada aos leitores de Mato Grosso. Para enviar sugestões, opiniões, reclamações ou pautas, utilize o e-mail: [email protected]