Um relacionamento saudável não faz você perder sua liberdade, faz aprender a ter respeito e compromisso

Um relacionamento saudável é ser dono de um autoconhecimento muito forte, conhecer o outro e reconhecerem-se na presença um do outro.

Fonte: Fabiano de Abreu

800x450crop60 20200503 5eaf7d220c37f
Reprodução / MF Press Global

Um relacionamento é partilha e não posse, é saber respeitar o outro nas suas diferenças, sonhos e objetivos, é escolher estar, admirar, confiar e apoiar. Um relacionamento saudável é ser dono de um autoconhecimento muito forte, conhecer o outro e reconhecerem-se na presença um do outro.

“Um relacionamento saudável soma e não anula.”

Para que um relacionamento funcione, há uma série de pilares que têm de estar presentes. O sentimento é a base fundamental, mas não exclusiva. Devemos acrescentar o respeito pelo outro e pela sua liberdade e individualidade. Devemos confiar tanto nas suas atitudes, como decisões, dialogar e discutir as questões que são referentes ao par, dar espaço e partilhar espaço.

O compromisso deve ser visto como um porto seguro, não como uma prisão.

Um casal deve ser uma equipe que rema em conjunto, mas respeitando a energia e o tempo de cada um, numa liberdade tranquila e transparente.

[Continua depois da Publicidade]

Quando escolhemos ter alguém ao nosso lado, escolhemos também ter metas em comum, mas uma pessoa só é plenamente feliz e realizada se as suas metas pessoais forem também alcançadas.

Um casal é uma multiplicidade; o casal são dois que devem ser um, são dois que devem ser dois e, às vezes, um que deve ser pelos dois. Um casal é uno na sua liberdade, é pleno no respeito pela liberdade de cada um e é apoio quando a outra parte está mais frágil.

Quando duas pessoas atingem esse patamar de conexão, nenhum sonho ou meta é impossível de alcançar, são força.

A liberdade no relacionamento não significa ausência ou desapego, significa antes partilhar um vínculo forte que nos permite ser e viver, e ter a certeza de que, se nos jogarmos de costas, temos alguém que nos ampara na queda.

Sobre o autor do texto: Dr. Fabiano de Abreu
Registro e currí­culo como pesquisador: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558

Facebook:https://www.facebook.com/FabianodeAbreuOficial/
Instagram:https://www.instagram.com/fabianodeabreuoficial/
Twitter:https://twitter.com/fabianodeabreur

instagramfabiano 1

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.