O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (25) alertas vermelho e laranja devido à baixa umidade do ar em várias regiões do Brasil. Segundo o órgão, 147 municípios podem registrar índices inferiores a 12% entre 13h e 18h, caracterizando risco elevado para a saúde e para incêndios florestais.
O aviso vermelho cobre todo o Distrito Federal, além das regiões Leste, Centro, Norte e Noroeste de Goiás, o extremo Oeste da Bahia, o Norte e Noroeste de Minas Gerais, a região Ocidental do Tocantins e o Nordeste de Mato Grosso.
Já o alerta laranja, que representa perigo, prevê umidade entre 20% e 12%. Esse aviso permanece válido das 12h às 19h e se estende a áreas adicionais de São Paulo, Pará, Maranhão e Piauí.
De acordo com o Inmet, a baixa umidade aumenta o risco de doenças respiratórias, dores de cabeça, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Além disso, favorece a propagação de queimadas. A recomendação é intensificar a hidratação, evitar atividades físicas nas horas mais quentes, umidificar ambientes e proteger a pele. O consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool, deve ser evitado.