Sem previsão de chuvas nos próximos dias, cidades do interior de São Paulo enfrentam queda acentuada na umidade relativa do ar, que pode atingir níveis críticos até a próxima terça-feira (22), segundo alerta da Defesa Civil estadual.
Fora a região litorânea, a maior parte do estado deve registrar índices abaixo de 30%. Nas áreas noroeste e centro-oeste, os níveis podem cair para menos de 20%, o que é classificado como crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na última sexta-feira (19), Tupã liderou com o menor índice registrado, apenas 15%. Na sequência vieram Presidente Prudente (18%) e Marília (20%). Outras cidades como Rancharia, Rosana (22%), Ariranha, Pradópolis (24%) e Piracicaba, Dracena e Ituverava (25%) também apresentaram dados alarmantes.
A Defesa Civil recomenda que a população aumente a ingestão de água, mesmo sem sede, e mantenha os ambientes internos úmidos, usando toalhas molhadas ou bacias com água. Atividades físicas entre 11h e 16h devem ser evitadas, assim como é recomendado o uso de soro fisiológico nos olhos e narinas.