Preparem os casacos! Calor Antártico afetará clima no Brasil

O ar frio vai começar a entrar primeiro na Região Sul e deve avançar ao longo da sexta-feira (09), também sobre o Sudeste.

Fonte: CenárioMT

Temperaturas em queda
Temperaturas em queda | Fonte: modelo ECMWF

Preparem os casacos! O aumento do calor na Antártida está prestes a trazer um frio inesperado para o Brasil. De acordo com a Climatempo, isso é resultado de um aquecimento súbito atmosférico, um evento raro que ocorre na região polar do mundo.

O que acontece é que uma camada específica da atmosfera se aquece rapidamente e de maneira significativa. Esse aquecimento, geralmente observado na estratosfera, enfraquece os ventos que saem da Antártica, permitindo que o ar frio chegue às regiões tropicais mais facilmente. Embora seja mais comum no Hemisfério Norte, esse fenômeno raro pode causar mudanças significativas no clima do Hemisfério Sul.

[Continua depois da Publicidade]

“Esses episódios de aquecimento estratosférico súbito podem mudar a Oscilação Antártica para uma fase negativa. No Hemisfério Sul, isso pode afetar áreas da América do Sul, Sul da África, Austrália e Nova Zelândia com incursões de ar polar mais intenso e aumento da chuva em algumas regiões”, explica a MetSul.

Efeitos do Aquecimento Súbito Atmosférico: Frio no Brasil

Prepare-se, porque o calorão dos últimos dias está com os dias contados! Segundo a Climatempo, as temperaturas devem cair neste segundo final de semana de agosto, principalmente entre sábado e domingo (11). A mudança começa já na quinta-feira (8), quando uma frente fria chega pelo continente e atinge Mato Grosso e partes da região Sul. No fim de semana, o frio deve tomar conta de toda a região Sul, Sudeste (exceto o norte de Minas Gerais) e Centro-Oeste (exceto o norte do Mato Grosso).

Se o inverno não foi suficiente para tirar os casacos do armário, este evento raro pode ser a desculpa perfeita para finalmente se aquecer. A natureza sempre encontra um jeito de nos surpreender!

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .