Pinguins são encontrados mortos no litoral de São Paulo

Mais de 700 pinguins-de-magalhães apareceram mortos em praias do litoral sul de São Paulo, em um episódio associado a fatores ambientais e de sobrevivência.

Fonte: CenárioMT

Pinguins são encontrados mortos no litoral de São Paulo
Pinguins são encontrados mortos no litoral de São Paulo - Foto: Agência Brasil

O Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) registrou 739 pinguins-de-magalhães mortos em Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, no litoral sul de São Paulo, entre os dias 15 e 21 deste mês.

Muitos animais estavam em estado avançado de decomposição, o que dificulta determinar as causas exatas das mortes. Segundo o instituto, entre as possíveis explicações estão a longa migração, a escassez de alimento, parasitoses, infecções e a interação com atividades de pesca.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar do grande número de mortes, especialistas destacam que a espécie não corre risco de extinção devido a episódios como este. Atualmente, estima-se que existam entre 2 e 3 milhões de pinguins-de-magalhães, vivendo em grandes colônias, principalmente na Argentina. Ainda assim, sofrem impactos de pressões humanas e mudanças climáticas em seus habitats naturais.

O IPeC atua na conservação da fauna marinha, realizando salvamentos, reabilitação de animais debilitados e o manejo adequado de animais mortos nas praias da região, como pinguins, focas e baleias.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.