Incêndio volta a atingir Chapada dos Veadeiros após raios provocarem novo foco de fogo

Após uma sequência de raios, um novo foco de incêndio se espalhou pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, afetando cerca de 1,5 mil hectares da área protegida.

Fonte: CenárioMT

Incêndio volta a atingir Chapada dos Veadeiros após raios provocarem novo foco de fogo
Foto: Mayandi Inzaulgarat/ICMBio

Raios voltaram a provocar incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, reacendendo as chamas que haviam sido controladas após as últimas chuvas na região. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), até esta sexta-feira (17), o fogo já consumiu aproximadamente 1,5 mil hectares do parque.

Na primeira frente de incêndios, iniciada em 28 de janeiro, mais de 112 mil hectares foram atingidos. Somente dentro do parque, o fogo destruiu cerca de 900 hectares naquela ocasião, e outros 653,4 hectares foram queimados desde terça-feira (14) devido aos raios.

[Continua depois da Publicidade]

A situação havia melhorado com as chuvas recentes, mas os raios voltaram a causar novos focos. O ICMBio informou que uma área próxima à Serra do Santana foi atingida, representando risco às regiões de visitação. Por precaução, as travessias do parque foram fechadas no início da semana e, após avaliação de segurança, algumas foram reabertas nesta sexta.

Segundo o instituto, as trilhas de uso diário permanecem abertas ao público. Para conter o incêndio, uma equipe com 30 brigadistas, dois helicópteros e dois aviões foi mobilizada, além do uso de drones para monitorar e traçar estratégias de combate.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, duas frentes de combate seguem ativas: uma na área do Rio Preto e outra próxima à Fazenda Procópio, no município de Colinas do Sul. Ao todo, 215 pessoas participam da operação, entre brigadistas do ICMBio e do Prevfogo/Ibama, além de servidores e voluntários locais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.