Governador alerta população para deixar áreas de risco devido à chuva

Diante de previsão de chuvas intensas no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite pede que moradores busquem locais seguros.

Fonte: CenárioMT

Governador alerta população para deixar áreas de risco devido à chuva
Foto: Frame/Mauro Nascimento/Secom

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, fez um apelo para que moradores deixem áreas de risco e busquem abrigo seguro devido à previsão de chuvas fortes nas próximas 12 horas. Meteorologistas estimam volumes entre 100 mm e 130 mm em regiões como a Serra e os Vales, o equivalente à média mensal de precipitação em apenas meio dia.

Leite destacou que o solo já está encharcado pelas chuvas recentes, elevando o risco de deslizamentos e alagamentos, especialmente com a possibilidade de transbordamento de rios como o Jacuí. “É a chuva de um mês inteiro em apenas 12 horas, o que gera muitos riscos”, afirmou o governador.

[Continua depois da Publicidade]

Ele garantiu que os municípios, com apoio estadual, prepararam abrigos para receber quem precisar. A prioridade, segundo Leite, é retirar famílias de locais perigosos e restringir o tráfego em rodovias suscetíveis a bloqueios. O governador enfatizou que a administração estadual está mais bem preparada após a tragédia das chuvas de maio de 2024, mas pediu a colaboração da população para seguir as orientações de segurança e se manter informada pelos canais oficiais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.