Após um fim de semana marcado por temperaturas baixas, o frio deve continuar em várias regiões do Sul e Sudeste do Brasil. No Rio Grande do Sul, algumas cidades registraram neve no sábado, um fenômeno raro e que chamou atenção.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem cair até 3ºC em pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com risco significativo de geadas. A massa de ar frio também influencia outras regiões, como o Sudeste, Centro-Oeste e até parte do Nordeste.
No Centro-Oeste, a principal preocupação é a seca, com a umidade relativa do ar oscilando entre 20% e 30%. Essa condição exige cuidados como a ingestão constante de líquidos e a redução de atividades físicas nos horários de maior ressecamento.
Na Região Norte, as chuvas tendem a aumentar, especialmente em áreas como Norte de Roraima, Centro e Sudoeste Amazonense, além do Sul de Roraima.
Previsão para São Paulo
O domingo (10) em São Paulo foi marcado por céu nublado e sensação de frio, com média de 13,4°C na capital. O vento úmido e frio proveniente do mar, aliado à massa de ar polar, manteve o céu encoberto e as temperaturas baixas, motivo pelo qual a Defesa Civil mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde 22 de junho.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o ar frio e seco predomina na região metropolitana, mantendo as noites e madrugadas frias. A presença do sol durante as tardes deve elevar gradualmente a temperatura, sem previsão de chuva.
Na segunda-feira (11), a manhã terá sol com muitas nuvens, com temperaturas entre 9°C e 17°C. Ao final do dia, o aumento da nebulosidade vai trazer sensação de frio. Para terça-feira (12), espera-se névoa úmida e muitas nuvens na madrugada, com sol predominando após o amanhecer. A temperatura deve variar de 9°C a 20°C, com queda da umidade relativa para cerca de 40% à tarde.