De 28 de outubro a 21 de novembro, a embarcação Iaraçu realizará uma expedição do Rio Amazonas, de Manaus a Belém, com o objetivo de aproximar cientistas aos conhecimentos tradicionais locais e coletar dados sobre os impactos das mudanças climáticas na região.
O projeto é fruto de cooperação entre Brasil e França, envolvendo dez instituições de ambos os países. Segundo o embaixador francês no Brasil, Emmanuel Lenain, a embarcação receberá a bordo não apenas pesquisadores, mas também comunidades ribeirinhas, empreendedores da bioeconomia e associações que desejem compartilhar experiências relevantes para a pesquisa.
“O Iaraçu tem uma dimensão participativa e inclusiva e esse encontro de diferentes vozes e saberes é o que dá peso e particularidade ao projeto”, ressaltou Lenain.
A iniciativa coincide com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, cidade que marcará o fim do percurso do Iaraçu, após passagem por Manaus, Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Alter do Chão, Almerim, Porto de Moz, Gurupá e Breves.
O material coletado na expedição deverá chegar a Belém antes de 6 de novembro, permitindo que informações e relatos das comunidades ribeirinhas contribuam nas discussões e decisões globais.
O Institut de Recherche pour le Développement (IRD) explica que a expedição tem o propósito de defender a voz da Amazônia, valorizando o conhecimento local e a convivência comunitária para apresentar na COP30.
Segundo Denise de Carvalho, presidente da Capes, os dados e informações recolhidos devem gerar novos estudos e publicações científicas, contribuindo para ampliar a divulgação das pesquisas realizadas a bordo.
Chamada pública
Até 29 de agosto, estão abertas as inscrições para a seleção de uma equipe franco-brasileira de 28 pessoas, composta por pesquisadores, startups focadas em soluções climáticas e instituições socioambientais.
O grupo selecionado apresentará propostas envolvendo workshops, seminários, formações, projeções e dinâmicas de coleta de informações das comunidades afetadas pelas mudanças climáticas. O resultado será divulgado em 15 de setembro.