A Defesa Civil Nacional informou que estados do Sul e parte de Mato Grosso do Sul podem ser atingidos por uma tempestade intensa entre domingo (16) e segunda-feira (17).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para as áreas de maior risco, incluindo parte da Região Sudeste. A previsão indica chuvas acima de 100 mm em 24 horas e possibilidade de granizo. Marcia Seabra, meteorologista do Inmet, destacou a possibilidade de formação de um ciclone extratropical.
“Na segunda-feira, essa frente fria também deve atingir a Região Sudeste, chegando ao estado de São Paulo”, alertou a especialista.
Cuidados
O ciclone se formará entre sábado e domingo e seguirá em direção ao oceano, dando origem a uma frente fria que afetará Sul e parte do Centro-Oeste. Para se preparar, defesas civis estaduais e municipais se reuniram nesta sexta-feira (14) para organizar ações de segurança, segundo informou o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Armin Braun, diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), reforçou que o sistema de alertas inclui ferramentas como o Defesa Civil Alerta, que envia mensagens de texto e avisos sonoros para celulares em áreas de risco elevado, sem necessidade de cadastro e gratuitamente.
O serviço exibe informações importantes sobre medidas de proteção e orienta a população a seguir as recomendações das defesas civis para autoproteção.


















