Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, a cidade de Belém sediará a Cúpula do Clima, reunindo líderes, chefes de Estado e chefes de Governo de 143 delegações de 198 países signatários de tratados internacionais sobre o tema.
De acordo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o encontro definirá o “termo de referência” para as negociações da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá entre 10 e 21 de novembro.
Embora em COPs anteriores nos Emirados Árabes Unidos e no Azerbaijão as reuniões de líderes também tenham aberto os eventos, a ministra explica que a tradição de realizar o encontro no início, meio ou final da conferência varia a cada edição.
Esta será a primeira vez que a plenária no Brasil será antecipada em relação ao calendário oficial da COP, mantendo seu papel de orientar e impulsionar as negociações.
A programação inclui uma plenária aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ocorrerá no dia 6 e se estenderá até o final do dia 7 ou até o término dos discursos nacionais. Também estão previstas sessões temáticas nos dois dias.
Segundo o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Maurício Lyrio, a primeira sessão temática será sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e ocorrerá após um almoço liderado pelo presidente Lula. Outras sessões abordarão Florestas e Oceanos, transição energética e os 10 anos do Acordo de Paris, incluindo Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e financiamento.
“Todos os líderes terão a possibilidade de fazer um discurso na plenária e participar de uma ou duas sessões temáticas, que terão em média 40 participantes. A distribuição está sendo negociada com cada governo”, afirmou Lyrio.
A presidência brasileira da COP promoverá ainda encontros bilaterais a partir de 5 de novembro. Alguns países, como Estados Unidos e Argentina, não enviarão representantes. No total, 57 líderes mundiais estarão presentes, garantindo ampla representatividade internacional.


















