Dados divulgados pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (15) mostram que os níveis de gás carbônico (CO²) na atmosfera bateram recordes em 2024.
Segundo o Boletim de Gases de Efeito Estufa, a presença crescente de CO² terá impacto no clima por séculos.
A ONU alertou que o aumento contínuo de CO² deve elevar as temperaturas globais e intensificar eventos climáticos extremos.
O relatório da OMM ressalta a importância de monitorar os níveis de CO² para que medidas eficazes possam ser tomadas e seus impactos reduzidos.
Oksana Tarasova, diretora científica sênior da OMM e coordenadora do relatório, destacou que a diminuição da eficiência dos sumidouros naturais e oceânicos de carbono aumenta a quantidade de gás na atmosfera, acelerando o aquecimento global.
“O monitoramento global de gases de efeito estufa coordenado pela OMM se mostra mais importante do que nunca para compreender as consequências de sumidouros de CO² menos eficazes”
Entenda
Sumidouros de carbono são sistemas que absorvem mais dióxido de carbono do que emitem, essenciais para regular o clima.
Florestas, solos e oceanos são os principais sumidouros naturais. As florestas capturam CO² pela fotossíntese, armazenando-o em sua biomassa; os solos, especialmente os ricos em matéria orgânica, acumulam carbono; e os oceanos absorvem grandes quantidades de CO² através do carbono azul, proveniente de plantas aquáticas e vida marinha.
A Amazônia é um dos sumidouros de carbono mais importantes do planeta.