Uma nova tecnologia vai mapear áreas de vulnerabilidade climática em todo o Brasil e indicar soluções sustentáveis para reduzir riscos ambientais. A funcionalidade será lançada durante a COP30 e ficará disponível de forma gratuita na Plataforma Natureza ON, desenvolvida pelo MapBiomas e Fundação Grupo Boticário, com tecnologia do Google Cloud.
A proposta é auxiliar gestores públicos e cidadãos a identificar riscos como inundações, deslizamentos e secas, oferecendo caminhos de adaptação e prevenção. A apresentação ocorrerá no painel sobre dados e inteligência artificial aplicados à ação climática, em Belém (PA), no dia 11 de novembro.
Desde 2015, o MapBiomas produz mapas anuais sobre cobertura e uso da terra no país, validando mais de 470 mil alertas de desmatamento – sendo 280 mil apenas na Amazônia. A iniciativa também identifica atividades como garimpo e pistas clandestinas, com mais de 2,8 mil registros no Amazonas, incluindo 70 em terras Yanomami.
Na Natureza ON, será possível consultar o nível de vulnerabilidade de ruas, bairros, municípios ou bacias hidrográficas. Além de apontar os riscos, a ferramenta irá sugerir Soluções Baseadas na Natureza, como arborização, renaturalização de rios, parques lineares e sistemas naturais de drenagem.
A expectativa é reduzir os impactos climáticos, melhorar a qualidade de vida e colaborar com a conservação da biodiversidade. Entre as recomendações possíveis, estão jardins de chuva, telhados verdes e biovaletas, além de parques alagáveis e lagoas de retenção para áreas suscetíveis a alagamentos.
Especialistas destacam que, além do monitoramento, é fundamental adotar estratégias de adaptação às mudanças climáticas, especialmente em regiões urbanas. A plataforma poderá influenciar planejamentos mais resilientes e apoiar ações de prevenção a desastres naturais.
O sistema passará por atualizações constantes, acompanhando novos dados e cenários ao longo do tempo.















