Ciclone provoca ventos de até 100 km/h e instabilidade no Sul e Sudeste

Sistema ciclônico mantém tempo instável e causa ventos intensos em estados do Sul e Sudeste, com alertas de perigo emitidos pelo Inmet.

Fonte: CenárioMT

Rio Grande do Sul, 28/07/2025 - Ciclone no Rio Grande do Sul. Foto: Metsul/Divulgação
Ciclone provoca ventos de até 100 km/h e instabilidade no Sul e Sudeste - Foto: Metsul/Divulgação

Um ciclone formado no Rio Grande do Sul mantém o tempo instável nesta segunda-feira (28) nos estados do Sul do Brasil. Pancadas de chuva de intensidade moderada foram registradas, acompanhadas por ventos entre 50 km/h e 70 km/h no território gaúcho. Em áreas do leste do estado, além de Santa Catarina e Paraná, as rajadas alcançaram até 90 km/h.

O fenômeno avançou para o Sudeste e, em São Paulo, o início da manhã foi marcado por chuvas e ventos fortes. Um incidente na zona leste da capital envolveu a queda de uma árvore sobre um veículo.

[Continua depois da Publicidade]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para vendaval em diversas regiões do Sul, com ventos previstos de 60 km/h a 100 km/h. A recomendação vale até o fim do dia. Também foi emitido alerta laranja para ventos costeiros, abrangendo o litoral do Paraná até o Espírito Santo, com vigência até terça-feira (29). Há risco de queda de granizo, especialmente em áreas serranas.

Previsão do tempo

Em São Paulo, a partir de terça-feira, as temperaturas devem cair, variando entre 10 °C e 16 °C. Na quarta-feira, a mínima pode chegar a 8 °C. O tempo tende a ficar firme e ensolarado em outras partes do estado, além do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

[Continua depois da Publicidade]

No Nordeste, há previsão de chuvas fortes na faixa leste e tempo seco no interior, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em áreas do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia. No Norte, estão previstas pancadas de chuva no Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia, enquanto Pará, Amapá e Tocantins seguem com clima seco.

Para o Centro-Oeste, apenas o Mato Grosso do Sul deve registrar chuvas moderadas a fortes. Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso terão tempo seco e ensolarado, com umidade entre 20% e 12% nos períodos mais quentes do dia.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.