Chuvas provocam alagamentos e causam transtornos na Baixada Santista

Fortes chuvas causaram alagamentos e paralisações em serviços essenciais na Baixada Santista nesta quarta-feira.

Fonte: CenárioMT

Inmet emite alerta vermelho por chuva intensa no Rio Grande do Sul
Foto: BRUNO PERES/AGÊNCIA BRASIL

A Baixada Santista enfrentou alagamentos e diversos transtornos nesta quarta-feira (6) devido às fortes chuvas que atingem a região desde a madrugada. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o medidor pluviométrico do Morro São Bento, em Santos, registrou 97,8 mm de chuva em apenas seis horas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas e ventos intensos, válido até as 18h de hoje. A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que os acumulados nas últimas 12 horas chegaram a 121 mm em Santos.

De acordo com a Prefeitura de Santos, ondas de até 1,72 m atingiram a Ilha das Palmas, e os morros da região seguem em estado de atenção. Moradores de áreas de encosta devem permanecer alertas a sinais de deslizamentos.

A Defesa Civil recomenda evitar áreas alagadas e ruas com enxurradas. A CET-Santos utiliza o aplicativo de trânsito Waze para informar sobre o bloqueio e liberação de vias.

O cenário se agrava com a greve dos trabalhadores da limpeza urbana, que completou uma semana na terça-feira (5). A paralisação afeta a coleta de lixo em seis cidades do litoral paulista, com acúmulo de resíduos em vários pontos.

No total, 2.921 funcionários das empresas Terracom, Terra Santos Ambiental e PG Eco Ambiental estão paralisados. Eles reivindicam reajuste de 7% nos salários e benefícios, mas as empresas propuseram apenas 5,5% de aumento salarial e 7,5% nos benefícios.

A prefeitura informou que equipes do consórcio Terra Santos atuam na remoção dos resíduos, com 700 trabalhadores e 22 caminhões basculantes. Também está em andamento o desassoreamento dos canais, comprometidos pelas ressacas recentes.

Previsão

Conforme a Defesa Civil estadual, o dia começou com temperaturas amenas e chuva fraca na faixa leste, mantendo-se chuvas intensas na Baixada Santista. Ventos úmidos do Atlântico devem provocar mais episódios de chuva na metade centro-leste do estado, incluindo a região metropolitana de São Paulo.

As máximas variam entre 14°C e 20°C nas áreas próximas ao litoral e capital. Regiões como Campinas e Sorocaba terão temperaturas entre 23°C e 25°C. Já no centro-oeste paulista, o tempo permanece estável, com sol entre nuvens e máximas de 25°C a 30°C.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.