Chuva forte retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana

Além do estado gaúcho, áreas de Santa Catarina também serão atingidas. Até o dia (19), os volumes podem passar dos 150 milímetros (mm)

Fonte: MAPA

Chuva forte
Chuva forte retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana

Entre os dias 14 e 17 de junho, uma frente fria ficará semi-estacionária no Rio Grande do Sul. Isso acontece porque o ar quente do centro do Brasil entrará em contato com o ar frio de sul, provocando chuva forte sobre a maior parte do estado gaúcho e também áreas de Santa Catarina, especialmente no sul catarinense.

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva, entre o fim da sexta-feira (14) até a quarta-feira (19), variam entre 80 milímetros (mm) e 150 mm no estado gaúcho, podendo superar os 200 mm em determinadas áreas do centro-norte do Rio Grande do Sul e de 100 mm a 200 mm no sul de Santa Catarina (figuras 1 e 2).

A chuva mais forte ficará concentrada na metade norte do estado gaúcho, especialmente Planalto, Missões, Alto Uruguai e Serra entre o domingo (16), segunda (17) e parte da terça (18). Nesses dias estão previstos acumulados de chuva significativos que podem gerar transtornos.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Durante a instabilidade, além de chuva e trovoadas, a previsão indica a possibilidade de rajadas de vento acima dos 60 km/h e queda de granizo de forma isolada.

Ao longo da próxima semana, a instabilidade deve persistir, o que pode aumentar os volumes totais de chuva. Essa condição poderá ocasionar novos transtornos em relações a cheia dos rios que devem se manter monitorados.

Chuva forte retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana Chuva forte retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semanaFigura 1: Precipitação (chuva) acumulada, em milímetros (mm), até 168h, das 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira (13) até as 21h da quarta-feira (19) pelo modelo Cosmo 7km Inmet.

chuva forte retorna ao rio grande do sul neste fim de semana interna 2 2024 06 13 1554940203 Figura 2: Precipitação (chuva) acumulada, em milímetros (mm), até 144h, das 9h (horário de Brasília) desta quinta-feira (13) até 21h da quarta-feira (19) pelo ECMWF.

TEMPERATURAS

Ainda conforme a previsão do Inmet, as temperaturas ficam bastante elevadas até a sexta-feira (14). Porém, no fim de semana, os modelos mostram declínio (figura 3).

Chuva forte retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana Chuva forte retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semanaFigura 3: Temperaturas máximas (em °C) previstas pelo modelo Cosmo-Inmet 7Km para (a) sexta-feira (14) e (b) domingo (16).

No fim da quarta-feira (19) e decorrer da quinta (20), as temperaturas podem ter queda mais acentuada em função da passagem de outra frente fria.

O Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos especiais no site e nas redes sociais.

O Inmet é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.