Cetesb investiga mortandade de peixes em Meridiano

A Cetesb apura a morte de peixes no rio São José dos Dourados, no interior paulista, após suspeita de contaminação por vinhaça.

Fonte: CenárioMT

Cetesb investiga mortandade de peixes em Meridiano
Cetesb investiga mortandade de peixes em Meridiano - Foto: CETESB/Divulgação

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) está investigando a morte de peixes no rio São José dos Dourados, na cidade de Meridiano. A suspeita é de que um vazamento de vinhaça tenha contaminado a água.

Técnicos da agência ambiental estiveram no local no fim de semana e verificaram o rompimento de uma tubulação de uma usina de álcool e açúcar, o que pode ter causado o despejo do resíduo líquido proveniente da destilação da cana-de-açúcar.

[Continua depois da Publicidade]

Para identificar a causa exata da contaminação, amostras da água foram coletadas e encaminhadas para análise em laboratório.

Em nota, a usina COFCO International afirmou que o rompimento da adutora registrado na última sexta-feira (24) foi contido imediatamente pela equipe e que não é possível atribuir o incidente à mortandade, observada desde 15 de outubro.

[Continua depois da Publicidade]

O caso ocorre às vésperas da piracema, período crucial para a reprodução dos peixes, que começa em 1º de novembro e segue até 28 de fevereiro, quando a pesca é restrita em todo o estado de São Paulo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.