Baixa umidade do ar coloca três estados e o DF em alerta vermelho

Inmet emitiu aviso de grande perigo para regiões de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal, onde a umidade pode cair abaixo de 12%.

Fonte: CenárioMT

Baixa umidade do ar coloca três estados e o DF em alerta vermelho
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (11) um alerta vermelho devido à baixa umidade do ar. O aviso, classificado como de grande perigo, abrange Minas Gerais, São Paulo, Goiás e o Distrito Federal, onde a umidade relativa pode ficar abaixo de 12% entre 13h e 18h.

No total, 390 municípios estão dentro da área de risco. O alerta inclui todo o Distrito Federal, além do Centro, Leste e Sul de Goiás; Norte, Noroeste, Oeste, Sul e Sudoeste de Minas Gerais, além do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Em São Paulo, as regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara e Campinas estão sob monitoramento.

[Continua depois da Publicidade]

Além do nível vermelho, o Inmet também mantém em vigor um alerta laranja, que indica perigo para umidade entre 12% e 20%. Esse aviso alcança ainda Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, somando mais de 1,6 mil municípios.

O instituto reforça que a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e causa impactos diretos à saúde, como ressecamento da pele, irritação nos olhos, boca e nariz, além de dores de cabeça e complicações respiratórias. A orientação é manter a hidratação, evitar atividades físicas nas horas mais quentes, usar umidificadores de ambiente e evitar bebidas diuréticas como café e álcool.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.