26.7 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 23 novembro, 2020
Início CIDADANIA Sabia como funciona a indenização por bagagem extraviada

Sabia como funciona a indenização por bagagem extraviada

Por CenárioMT

Muitas pessoas sofrem com o extravio da bagagem, mas não sabem como proceder.

Muitos passageiros temem em sofrer com a perda ou desvio da bagagem, o que é uma situação bastante comum e que gera grandes transtornos aos passageiros. Com isso, é necessário que o passageiro saiba os seus direitos assegurados por lei.

Há situações em que a bagagem é extraviada, porém não é de responsabilidade da companhia aérea, como por exemplo, o extravio por engano de outro passageiro.

Com isso, uma dica é sempre diferenciar sua bagagem com adesivos, faixas, nome, telefone de contato e outros. Ao perceber que houve o extravio de sua bagagem, a primeira atitude é se dirigir ao balcão da companhia aérea e então, solicitar o Registro de Irregularidade de Bagagem.

Além disso, poderá solicitar a compensação financeira para a aquisição dos itens de primeira necessidade. Conforme disposto em lei, o passageiro deverá receber a bagagem em até 21 dias, em voos internacionais e em até 7, em voos domésticos.

Bagagem extraviada
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Sabia como funciona a indenização por bagagem extraviada

O que devo fazer caso não haja o recebimento da bagagem no prazo? Deverá aguardar por mais três dias e então, poderá reivindicar indenização por danos morais e materiais sofridos.

Contudo, para que possa exercer o seu direito, precisará anexar todos os documentos comprobatórios como, o registro do extravio, por exemplo.

Ademais, o passageiro precisa ficar atento ao prazo para ingressar com a ação correspondente. Este prazo é de até 2 anos depois do extravio da bagagem. Inclusive, este é o entendimento dos tribunais.

Portanto, agora você saber qual é o seu direito, caso sofra com extravio de bagagem. Se você deseja saber mais sobre os seus direitos como cidadão, então, não deixe de acompanhar a nossa coluna diariamente! Fique por dentro de tudo que acontece nos programas sociais do governo. Te espero amanhã com mais novidades.



- Publicidade -

Últimas

Todos os municípios de Mato Grosso seguem com risco baixo de contaminação da Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta segunda-feira (23.11) o Boletim Informativo nº 260 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. Nesta...

Polícia prende quadrilha especializada em furto de peças de caminhão

Uma equipe do 7ª Companhia de Jaciara (a 144 km de Cuiabá) prendeu na madrugada desta segunda-feira (23.11), três homens por furto e receptação. A...

PM salva mãe e filho e prende suspeito que tentou matar as vítimas no interior de MT

Policiais militares prenderam um homem de 33 anos por tentativa de feminicídio e lesão corporal, no último domingo (22), em Rosário Oeste. O suspeito...

Drogas tiradas e circulação e nove são detidos em Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop e Campo Verde

Policiais militares prenderam de sábado a manhã desta segunda-feira (21 a 23.11), nove pessoas, sendo uma mulher e oito homens por tráfico de droga. Em...
Publicidade
x