PIS/Pasep 2025: veja se você está no 3º lote de R$ 5,1 bi

Fonte: CenárioMT

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Recebeu a restituição do Imposto de Renda? Veja como investir com segurança e planejamento | Foto: Canva

PIS/Pasep 2025: terceiro lote de pagamento inicia e contempla mais de 4 milhões de trabalhadores. Descubra se você está entre os contemplados e aprenda a consultar o seu abono salarial.

Desde abril de 2025, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começaram a liberar o terceiro lote do abono salarial do PIS/Pasep. Nesta etapa, trabalhadores nascidos em março e abril podem receber até R$ 1.518, totalizando um montante de R$ 5,1 bilhões para mais de 4,3 milhões de beneficiários. Entenda como sacar o seu PIS/Pasep.

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Quem tem direito ao abono salarial em 2025?

O abono salarial PIS/Pasep 2025 é pago a quem preenche estes requisitos:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;
  • Ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640 em 2025);
  • Ter os dados corretamente enviados pelo empregador na RAIS ou no eSocial.

Como é calculado o valor do abono?

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Pagamentos | Imagem do Canva

O valor varia conforme os meses trabalhados em 2023, tomando como base o salário mínimo de 2025 (R$ 1.518). Veja a tabela:

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  • 1 mês: R$ 127
  • 2 meses: R$ 254
  • 3 meses: R$ 381
  • 4 meses: R$ 508
  • 5 meses: R$ 635
  • 6 meses: R$ 762
  • 7 meses: R$ 889
  • 8 meses: R$ 1.016
  • 9 meses: R$ 1.143
  • 10 meses: R$ 1.270
  • 11 meses: R$ 1.397
  • 12 meses: R$ 1.518

Formas de pagamento do PIS e do Pasep

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, podendo ser creditado em conta corrente ou poupança na Caixa, em uma Conta Poupança Social Digital (Caixa Tem) ou sacado presencialmente. Já o Pasep é liberado pelo Banco do Brasil, com crédito automático em conta-corrente ou, para não correntistas, via TED, Pix ou saque em agência.

Como consultar o seu abono salarial

Você pode verificar o status do benefício de diferentes maneiras:

  • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, na aba “Benefícios”;
  • Portal Gov.br, em “Benefícios do Trabalhador” após login;
  • Central de atendimento 158 (telefone gratuito);
  • Superintendências Regionais do Trabalho, em atendimento presencial.

Se o pagamento não for liberado, confira se todos os dados foram informados corretamente pelo empregador e se você atendeu aos critérios de elegibilidade. Em caso de dúvidas, procure uma agência da Caixa, do Banco do Brasil ou do Ministério do Trabalho.

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Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital, atua com tecnologia, fé e solidariedade, representando Mato Grosso em eventos nacionais.