Pensão vírus Zika: veja quem tem direito e como funciona o benefício

O benefício tem caráter vitalício, é isento de Imposto de Renda e poderá ser acumulado com outros auxílios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Fonte: CENÁRIOMT

Pensão vírus Zika- Foto: © Sumaia Villela/Agência Brasil

A pensão vírus Zika foi regulamentada pelo Ministério da Previdência Social e pelo INSS em portaria publicada nesta segunda-feira (8).

O benefício é destinado às pessoas que nasceram com deficiência permanente causada pela síndrome congênita associada ao vírus Zika e garante um apoio vitalício para as famílias afetadas.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a regulamentação, a pensão vírus Zika será paga mensalmente no valor do teto da Previdência Social, hoje em R$ 8.157,40. O benefício tem caráter vitalício, é isento de Imposto de Renda e poderá ser acumulado com outros auxílios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Indenização adicional para as famílias

Indenização adicional para as famílias

Além da pensão vírus Zika, as famílias terão direito a uma indenização única de R$ 50 mil, corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) até a data do pagamento. Esse valor é um reconhecimento oficial dos impactos gerados pela epidemia que marcou o país.

[Continua depois da Publicidade]

Como solicitar a pensão vírus Zika

Governo regulamenta pensão e indenização a vítimas do vírus Zika
Como solicitar a pensão vírus Zika – Foto: TV Brasil

Para ter acesso ao benefício, será necessária a comprovação da condição de saúde. O processo exigirá um laudo emitido por junta médica oficial, avaliado pela Perícia Médica Federal. Assim, o governo busca garantir que o auxílio chegue a quem realmente precisa.

Quem pode receber

A lei que criou a pensão vírus Zika (Lei nº 15.156/2024) estima que cerca de 3 mil crianças no Brasil tenham direito ao pagamento. O benefício é retroativo a julho deste ano, atendendo famílias que vivem com os efeitos da síndrome congênita desde o surto da doença.

Relembre a epidemia de Zika no Brasil

Relembre a epidemia de Zika no Brasil
Relembre a epidemia de Zika no Brasil

O vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, provocou um surto entre 2015 e 2016. Naquele período, milhares de crianças nasceram com microcefalia e outros problemas neurológicos graves, especialmente no Nordeste. A situação levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar uma emergência internacional de saúde pública.

A criação da pensão vírus Zika é considerada um avanço na proteção social, pois além do suporte financeiro, representa também o reconhecimento do Estado às famílias que enfrentam, até hoje, uma rotina desafiadora de cuidados especiais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.