Não Me Perturbe: saiba como bloquear ligações de telemarketing indesejadas

Fonte: CENÁRIOMT

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Não Me Perturbe - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Não Me Perturbe é o sistema criado para que consumidores possam bloquear ligações de telemarketing e, agora, a Anatel determinou que todas as operadoras de telefonia e empresas de pequeno porte devem aderir à plataforma em até 60 dias.

A medida amplia a proteção contra chamadas indesejadas que, segundo levantamentos, estão entre as maiores reclamações dos brasileiros.

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O serviço, gratuito e acessível online, já vinha sendo utilizado por grandes operadoras como Claro, Vivo, TIM e Oi, mas agora passa a ser obrigatório para todo o setor, garantindo mais tranquilidade e segurança aos usuários.

O que é o Não Me Perturbe?

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O que é o Não Me Perturbe?

O Não Me Perturbe é a plataforma oficial onde o consumidor pode se cadastrar para não receber ligações de empresas de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura e internet), além de instituições financeiras que oferecem empréstimos e cartões de crédito por telefone.

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Criado em 2019, o sistema é simples e eficaz: ao registrar o número de telefone, as empresas ficam impedidas de realizar contatos de telemarketing, sob pena de penalidades.

Como se cadastrar no Não Me Perturbe

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O que é o Não Me Perturbe?

O processo é rápido e gratuito:

  1. Acesse o site www.naomeperturbe.com.br;
  2. Informe seus dados pessoais e escolha os serviços que deseja bloquear;
  3. Confirme o cadastro e aguarde até 30 dias para que as ligações parem.

Por que isso importa para o consumidor?

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Por que isso importa para o consumidor?

 

Com a obrigatoriedade de adesão ao Não Me Perturbe, a expectativa é reduzir de forma significativa o número de chamadas indesejadas. Além do incômodo, muitas dessas ligações são usadas em golpes, atingindo principalmente aposentados e pessoas mais vulneráveis.

Assim, a ferramenta não apenas garante mais sossego, mas também protege dados pessoais e fortalece a confiança do usuário nos serviços de telecomunicação.

A decisão da Anatel reforça os direitos do consumidor e consolida o Não Me Perturbe como um recurso essencial para evitar ligações abusivas de telemarketing.

Com a ampliação do sistema, quem antes se sentia invadido em casa ou no trabalho agora tem um canal oficial para se proteger e garantir mais privacidade.

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Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.