Governo quer ampliar qualificação para trabalhadores da economia solidária

A economia solidária é um modelo baseado em autogestão e partilha igualitária dos ganhos, geralmente formado por cooperativas.

Fonte: CENÁRIOMT

economia solidaria
Governo quer ampliar qualificação para trabalhadores da economia solidária

O governo federal pretende ampliar a qualificação dos trabalhadores da economia solidária, garantindo mais acesso à tecnologia, conhecimento de mercado e gestão.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) pelo secretário Nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, que destacou que a formação é uma das principais demandas do setor.

[Continua depois da Publicidade]

De 13 a 16 de agosto, em Luziânia (GO), será realizada a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), reunindo cerca de 1,5 mil participantes entre delegados, representantes de governos, sociedade civil, entidades e empreendimentos. O encontro vai servir de base para a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária.

Qualificação como pilar de crescimento

economia solidaria IMAGEM
Qualificação como pilar de crescimento

Segundo Carvalho, não basta fornecer equipamentos como prensas, caminhões ou empilhadeiras. É preciso capacitar os grupos para gerirem seus empreendimentos.

[Continua depois da Publicidade]

“Se você entregar para um grupo de catadores os equipamentos, mas não der formação, eles não vão conseguir gerir. Não é trivial administrar uma empresa de economia solidária”, ressaltou o secretário.

Mais acesso a financiamento e compras públicas

ECONOMIA SOLIDARIA 1
Mais acesso a financiamento e compras públicas

Outro ponto levantado é o acesso a fomento público, já que empreendimentos convencionais recebem incentivos como terrenos gratuitos, isenção de IPTU e facilidades de crédito.

“A economia solidária quer cada vez mais ter acesso às compras públicas e ao financiamento, para que as empresas cresçam”, afirmou Carvalho.

O que é economia solidária

A economia solidária é um modelo baseado em autogestão e partilha igualitária dos ganhos, geralmente formado por cooperativas. Nesse formato, os trabalhadores têm posse dos meios de produção e dos equipamentos, participando de forma coletiva nas decisões e resultados.

Tema da 4ª Conaes

O encontro deste ano traz como tema:

“Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.

A expectativa é que o evento contribua para fortalecer políticas públicas voltadas ao setor e ampliar a geração de renda de forma coletiva e sustentável.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.