Crédito rural do BNDES tem R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas

O financiamento terá prazo de até nove anos para pagamento, com um ano de carência.

Fonte: CENÁRIOMT

Credito rural do BNDES
Crédito rural do BNDES

O Crédito rural do BNDES vai destinar R$ 12 bilhões para apoiar produtores agropecuários que enfrentaram perdas de safra nos últimos anos. O protocolo para solicitação de financiamento foi aberto nesta quinta-feira (16), com o objetivo de ajudar na recuperação econômica e na continuidade da produção no campo.

Os pedidos de Crédito rural do BNDES poderão ser feitos em instituições financeiras credenciadas junto ao banco. O financiamento terá prazo de até nove anos para pagamento, com um ano de carência.

[Continua depois da Publicidade]

Poderão participar produtores rurais, cooperativas, associações e condomínios agrícolas localizados em municípios que tiveram estado de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pelo governo federal entre 2020 e 2024, em razão de eventos climáticos adversos.

Crédito rural do BNDES prioriza agricultura familiar e médios produtores

Crédito rural do BNDES prioriza agricultura familiar e médios produtores
Crédito rural do BNDES prioriza agricultura familiar e médios produtores – Foto: Imagem ilustrativa

Do total de recursos disponíveis, 40% estão reservados a beneficiários do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) e do Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural). Esses grupos são considerados os mais vulneráveis aos impactos das perdas de safra.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo a diretora de Crédito Digital e Gestão do Fundo Rio Doce, Maria Fernanda Coelho, o Crédito rural do BNDES é essencial para garantir que o produtor consiga se manter ativo.

“O banco oferece aos produtores rurais alívio econômico para que possam continuar produzindo, especialmente os agricultores familiares e médios produtores, que têm papel importante na segurança alimentar e no desenvolvimento regional”, afirmou.

Programa de Crédito rural do BNDES reforça segurança no campo

financiamento rural-agricultor
Programa de Crédito rural do BNDES reforça segurança no campo| Foto: Canva

A iniciativa segue o modelo adotado em outros programas de apoio, como o implementado no Rio Grande do Sul, que beneficiou empresas afetadas por desastres climáticos.

Com o Crédito rural do BNDES, o governo federal busca estimular a renegociação de dívidas, evitar o endividamento excessivo e fortalecer a produção agrícola nacional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.