Cartão do Bolsa Família não chegou? Como receber o benefício?

Fonte: CenárioMT

BOLSA FAMILIA
Pagamentos a perfis suspeitos podem chegar a mais de R$ 3,3 bilhões em três anos

Bolsa Família: Saiba o que fazer se o seu cartão do programa social não chegar.

Diversas pessoas que se inscrevem no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal acreditam, de forma equivocada, que irão receber automaticamente o cartão do Bolsa Família, porém não é assim que ocorre.

Somente as famílias que preenchem os requisitos necessários recebem o cartão do programa, já que é preciso estar enquadrado no perfil de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O cartão do Bolsa Família chega no endereço que foi informado no momento do Cadastro Único e com isso, é necessário que o preenchimento dos dados esteja corretos. O cartão é enviado por meio dos Correios junto com uma correspondência contendo algumas informações sobre o benefício.

[Continua depois da Publicidade]

Bolsa Família

Cartão do Bolsa Família não chegou? Como receber o benefício?

Muitas pessoas quando não recebem o cartão do Bolsa Família em casa vão até o local onde fez o cadastro para ver se está disponível. É necessário esclarecer que em momento algum o cartão fica disponível naquele local por questões de segurança, para evitar fraudes e outros problemas.

Mas, o que fazer se não receber o cartão do beneficio em casa? Não receberei o benefício?

Então, neste caso, para que possa receber o primeiro pagamento do benefício, você precisará ir presencialmente à sede do Bolsa Família no seu município e pegar o nº do NIS.

De posse deste número, juntamente com o seu documento de identificação, poderá ir até a Caixa Econômica Federal no dia certo conforme o final do NIS e também o calendário de pagamentos para receber o seu benefício.

Portanto, mesmo que você não esteja com o cartão do benefício em mãos, pelo fato do mesmo não ter chegado, receberá o valor.

Porém, se decorrido mais de 45 dias e não tiver recebido o seu cartão, é aconselhado solicitar a segunda via no local onde fez a inscrição para receber o benefício.