O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou neste domingo (26) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se colocou à disposição para ser interlocutor entre os Estados Unidos e a Venezuela.
O anúncio ocorre após uma reunião entre Lula e o presidente norte-americano, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia. De acordo com Vieira, o chefe do Executivo brasileiro destacou que a América do Sul é uma região de paz e que é preciso buscar caminhos diplomáticos.
Vieira relatou que Lula se prontificou a atuar como contato direto com Caracas para promover entendimentos que sejam considerados aceitáveis por ambas as partes.
Nos últimos dias, os Estados Unidos intensificaram ações militares no Caribe, enviando tropas terrestres e um porta-aviões à região. O governo Trump também realizou bombardeios contra embarcações, sob a justificativa de combater o narcotráfico.
Já o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, acusa Washington de utilizar o reforço militar como estratégia para tirá-lo do poder.
















