Três Rios elege novo prefeito após decisão judicial

Jonas Dico e Arsonval Macedo assumem a prefeitura de Três Rios, no Rio de Janeiro, após eleições realizadas neste domingo.

Fonte: CenárioMT

Três Rios elege novo prefeito após decisão judicial
Três Rios elege novo prefeito após decisão judicial - Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O município de Três Rios, no centro-sul do Rio de Janeiro, definiu neste domingo (5) seu novo prefeito e vice-prefeito. Jonas Mascarenhas Macedo, conhecido como Jonas Dico (Podemos), e Arsonval Macedo, o Liliu (MDB), receberam 16.182 votos, equivalentes a 40,19% dos votos válidos, e permanecerão à frente da prefeitura até 31 de dezembro de 2028.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, afirmou que a eleição ocorreu com normalidade. Segundo ele, “os eleitores deram exemplo do direito-dever cívico de votar com ordem e tranquilidade, fortalecendo a democracia. Juízes, servidores e mesários estão de parabéns pela eleição bem-sucedida”.

Dos 61.308 eleitores aptos, 43.378 compareceram aos 50 locais de votação, resultando em uma taxa de abstenção de 29,25%. Os votos brancos e nulos somaram 3.111, correspondendo a 7,17% do total.

A votação transcorreu sem incidentes relevantes, com apenas um registro de desacato na 108ª Delegacia de Polícia Civil, quando um veículo foi apreendido por estar com adesivo de propaganda eleitoral próximo aos locais de votação. Nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída entre as 205 seções eleitorais.

Contexto da eleição

O pleito foi marcado por uma disputa sub judice envolvendo Joacir Barbaglio, cuja candidatura teve as contas de gestão reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019. Embora tenha obtido liminar suspendendo a decisão do TCE, a medida não teve efeito para alterar sua inelegibilidade, já que a mudança ocorreu após o primeiro turno das eleições.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acompanhando o voto do ministro André Mendonça, confirmou que a situação de Três Rios se assemelha ao caso de Bandeirantes (SP), determinando que a validade da documentação do candidato deve ser considerada na data do primeiro turno.

Os eleitos serão diplomados em 29 de outubro pelo Juízo da 174ª Zona Eleitoral, no Fórum de Três Rios. A diplomação é o ato que oficializa a eleição, habilitando os candidatos a assumirem seus cargos.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.