Silvio Fávero reitera apoio à OAB-MT, em defesa da classe e dos cidadãos, facilitando o acesso à justiça!

Em 2019, o parlamentar apresentou um substitutivo à proposta do TJMT, que reduzia as custas judiciais no Estado.

Fonte: CenárioMT

Em apoio à classe dos advogados e, sobretudo, para facilitar o acesso dos cidadãos mato-grossense à Justiça, o deputado estadual mais uma vez defende, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), o não aumento das custas judiciais no Estado de Mato Grosso.

A OAB-MT já protocolou junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso um requerimento solicitando a revogação da Lei nº 11.077, levando em consideração a necessidade de implementar medidas que visam combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na economia e não dificultar ainda mais a vida dos cidadãos.

[Continua depois da Publicidade]

Essa luta do deputado estadual Silvio Fávero não é de hoje. Em 2019, o deputado apresentou um substitutivo integral à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para dar nova redação ao projeto de Lei 1.172/2019 apresentado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Esta ação tinha o objetivo de reajustar os valores das custas, despesas e emolumentos do judiciário.

O substitutivo de Fávero à época, que também é advogado e que já ocupou uma das vice-presidências da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mantém os valores como são praticados atualmente sem os reajustes, que pela intenção do TJ, podem ser de até 112%, como no caso de agravo de instrumento em segunda instância.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar do substitutivo não ter sido aprovado pela maioria dos parlamentares naquele ano, foi nessa discussão que foi aprovada a emenda parlamentar de autoria de Silvio Fávero que possibilitou a isenção de custos e despesas aos advogados para execução dos honorários (Lei nº 11.077/20).

“Recordo como se fosse ontem o dia em que sai decepcionado daquela sessão em que não conseguimos aprovar o substituto que freava o aumento das custas judiciais. Essa é uma causa de primeira ordem e que merece atenção de todos, com impacto direto no bolso dos cidadãos”, pontuou Silvio Fávero.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .