O Rio de Janeiro foi confirmado como sede da edição de 2026 do maior encontro internacional de resgate, organizado pela World Rescue Organization (WRO) em parceria com a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento e o Corpo de Bombeiros Militar do estado.
O evento deve reunir mais de 70 equipes internacionais e cerca de 350 competidores, que participarão de desafios simulando atendimento pré-hospitalar e salvamento em acidentes de trânsito.
O anúncio foi feito durante o encerramento da edição 2025, realizada em Karlovac, na Croácia. Segundo o major Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio, o evento é uma oportunidade de hospitalidade, troca de conhecimentos e memórias duradouras.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cada exercício reproduzirá situações reais, testando a capacidade técnica, trabalho em equipe e tomada de decisão sob pressão. O evento também contribui para os objetivos da ONU de reduzir mortes no trânsito, que atualmente chegam a 1,2 milhão de vítimas por ano.
Acidentes de trânsito no Rio
Os números reforçam a necessidade de capacitação constante: em 2024, o Corpo de Bombeiros do Rio atendeu 73.919 ocorrências de acidentes de trânsito, incluindo colisões, capotagens e atropelamentos. Em 2023, foram 63.812 chamados, e em 2025, até o momento, já são mais de 53.870.
Desde sua criação em 1999, o evento consolidou-se como uma plataforma global de formação e inovação para bombeiros, socorristas e especialistas em emergências médicas, fortalecendo a cooperação internacional e o compromisso de salvar vidas.