Rio de Janeiro inaugura sede da Guarda Municipal Armada para combater furtos

A nova academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro já está em funcionamento e vai capacitar guardas para atuar armados contra roubos e furtos.

Fonte: CenárioMT

Rio de Janeiro inaugura sede da Guarda Municipal Armada para combater furtos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira (2) a academia de formação da Divisão de Elite da Guarda Municipal, que atuará armada no combate a roubos e furtos. A unidade fica na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, no bairro de Irajá, zona norte.

Com infraestrutura completa para treinamentos práticos e teóricos, a academia é destinada à formação de guardas municipais selecionados para a Divisão de Elite. A abertura oficial marcou também a entrada da primeira turma, composta por 282 alunos.

[Continua depois da Publicidade]

O prefeito Eduardo Paes destacou que os guardas passarão por um rigoroso processo de formação, com ênfase no respeito e proteção ao cidadão: “Nas salas de aula serão instruídos diariamente ao princípio inegociável dessa corporação: o respeito e a proteção ao cidadão honesto e trabalhador”.

A estrutura da academia inclui 12 salas de aula, vestiários, refeitórios e um stand de tiro de última geração. Após a conclusão do curso, os guardas atuarão em áreas de maior incidência de delitos como roubos e furtos.

[Continua depois da Publicidade]

O curso tem carga horária de 440 horas e será ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PRF. O treinamento aborda armamento, munição, técnicas de abordagem e defesa policial, gerenciamento de crises e uso de câmeras corporais, além de módulos complementares em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma deve se formar na primeira semana de novembro.

O diretor-geral da Divisão de Elite, Brenno Carnevale, ressaltou que a formação é resultado de decisão do Supremo Tribunal Federal que permite às guardas municipais exercer funções policiais: “Vamos capacitar nossos alunos e entregar à população uma equipe bem formada e equipada para enfrentar o aumento dos casos de furtos e roubos”.

O modelo de gestão adotado será baseado no Compstat, sistema de gerenciamento policial desenvolvido pela Polícia de Nova York.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.