A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou nesta sexta-feira (3) que plataformas de redes sociais adotem medidas para remover desinformação e golpes relacionados ao Concurso Público Nacional Unificado (CNU), cujas provas ocorrerão no domingo (5).
Ofícios foram enviados ao Google e à Meta, responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp. O pedido inclui a exclusão de propagandas enganosas, aplicativos ilegais que mencionem o CNU, além de publicações que utilizem de forma indevida a logomarca e links oficiais do governo federal.
Segundo a AGU, a ação busca prevenir fraudes durante o exame, protegendo candidatos e familiares contra riscos digitais. O órgão destacou que práticas fraudulentas podem comprometer a segurança informacional e abalar a confiança social em políticas públicas como o ingresso no serviço público por meio de concurso nacional.
No domingo, 760 mil candidatos estarão distribuídos em 1.294 locais de prova pelo país. O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal.