Polícia identifica postos como origem da contaminação por metanol em São Paulo

Operação na capital paulista e no ABC revelou dois postos de combustível ligados à venda de álcool adulterado usado na falsificação de bebidas.

Fonte: CenárioMT

Polícia identifica postos como origem da contaminação por metanol em São Paulo
Foto: PABLO JACOB/governo de São Paulo

Uma operação realizada nesta sexta-feira (17) em São Paulo e na região do ABC identificou dois postos de combustível como a origem da contaminação por metanol em bebidas. As investigações apontam que os estabelecimentos, pertencentes a uma mesma família, vendiam álcool adulterado com metanol a falsificadores, que o utilizavam na produção ilegal de bebidas. Os postos estão localizados em São Bernardo do Campo e Santo André.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, oito pessoas morreram por intoxicação causada por metanol — seis em São Paulo e duas em Pernambuco. O total de casos confirmados no país chega a 41, segundo as autoridades.

[Continua depois da Publicidade]

A Polícia Civil suspeita que o grupo criminoso seja o principal responsável pelos casos registrados em território paulista. “O primeiro ciclo foi fechado. Vamos continuar as diligências para identificar a origem de todas as bebidas adulteradas no estado”, afirmou o delegado-geral Artur Dian.

As próximas etapas das investigações devem apurar a extensão do esquema e sua possível ligação com outros episódios de intoxicação, incluindo as mortes em Pernambuco.

[Continua depois da Publicidade]

A operação teve como foco a rede que abastecia uma distribuidora interditada na semana passada em São Bernardo do Campo. Com a ação, foi confirmada a conexão entre dois postos e a contaminação registrada em bares do ABC e das zonas leste e sul da capital. Em um dos locais, foram encontrados cerca de 7,5 mil vasilhames vazios.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.