Três manifestantes foram presos após um confronto com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante um ato pró-Palestina realizado nesta terça-feira (7), em frente à embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Segundo a PM, a confusão começou quando um homem com o rosto coberto foi abordado pelos agentes.
O protesto, organizado pelo Comitê de Solidariedade à Palestina no DF, tinha como objetivo lembrar os dois anos de conflitos entre o Hamas e Israel e denunciar o que os participantes chamaram de genocídio em Gaza. Testemunhas relataram que o ato transcorreu de forma pacífica até a chegada dos policiais, que teriam usado gás para dispersar o grupo.
De acordo com a versão da PM, um dos manifestantes foi visto manuseando uma pochete e teria se recusado a mostrar o conteúdo e a retirar a cobertura do rosto. Ainda segundo a corporação, o homem incentivou os demais a resistirem à abordagem, resultando em empurrões e agressões contra os policiais.
Durante a confusão, um policial teria sido chutado por um manifestante e outro participante tentou impedir uma prisão. Após a contenção, a PM afirmou ter encontrado a pochete vazia. Os três detidos foram levados à 5ª Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.
Até o momento, a Embaixada dos Estados Unidos não se pronunciou sobre o episódio, e os representantes dos presos não foram localizados pela imprensa.