O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (21) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ser preso caso entrevistas suas sejam publicadas nas redes sociais, mesmo que por terceiros.
Segundo despacho assinado por Moraes, as restrições cautelares impostas a Bolsonaro na última sexta-feira (19) se estendem à “transmissão, retransmissão ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros”.
O STF esclareceu à BBC News Brasil que o ex-presidente não está proibido de conceder entrevistas, mas que a publicação do conteúdo por veículos de imprensa, apoiadores ou qualquer pessoa nas redes sociais poderá violar as medidas impostas, o que levaria à “revogação imediata das medidas e decretação da prisão”.
Questionado se isso não configura, na prática, uma censura ou impedimento de entrevistas, o Supremo declarou que não fará novos esclarecimentos e que vale o que está registrado no despacho oficial de Moraes.