Ministro classifica como boicote tarifa de 50% dos EUA sobre produtos do Brasil

Márcio França afirmou que a medida anunciada por Donald Trump equivale a uma proibição de vendas, especialmente para bens perecíveis.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF) 30/07/2025 O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, afirmou que a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros representa um boicote. A declaração foi feita durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro.

Segundo França, a medida anunciada por Donald Trump, ainda sem respaldo oficial em forma de decreto ou projeto de lei, inviabiliza o comércio de diversos itens. “Isso não é bem tarifa. Isso é um boicote, como ocorre com Cuba. Com 50%, você proíbe a venda”, disse o ministro.

[Continua depois da Publicidade]

Ele explicou que ainda não há formalização do anúncio. “É uma coisa da cabeça do Trump. Ele digitou na rede social dele e disse que vai fazer”, relatou.

O governo brasileiro, de acordo com França, acompanha os desdobramentos e já discute estratégias para minimizar os impactos, principalmente nos produtos perecíveis, mais sensíveis ao aumento de custos e à demora nos trâmites comerciais.

[Continua depois da Publicidade]

Entre as versões ventiladas sobre a aplicação da tarifa, a mais comentada seria uma restrição apenas para produtos que os Estados Unidos também produzem internamente.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.