O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou um vídeo em rede social mostrando-se plantando sementes de uva no Palácio do Alvorada e direcionando uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Isso aqui é um exemplo, estou plantando comida e não plantando violência e plantando ódio”, afirmou Lula. No vídeo, o presidente acrescentou que espera um dia receber Trump no Alvorada para discutir a realidade brasileira.
Filmado pela primeira-dama Janja da Silva, o registro mostra Lula convidando Trump a conhecer o Brasil: “Por isso, presidente Trump, eu queria aproveitar este sábado plantando uva vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que, espero um dia, possa visitar, e a gente conversar para que você conheça o Brasil verdadeiro”.
A publicação ocorreu em meio à imposição de tarifas de 50% pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros, como café e frutas, impactando principalmente os setores agrícola e alimentício.
Lula destacou ainda que “não adianta o presidente Trump taxar” a uva brasileira, pois “se for necessário, ela vai para a merenda escolar”. Ele também convidou Trump a aprender sobre a qualidade do povo brasileiro, que mantém boas relações mesmo com países com históricos de conflito, como Estados Unidos, Rússia, China e Venezuela.
Desde a implementação das tarifas, o governo brasileiro busca diálogo diplomático com os EUA, porém sem interlocutores com autonomia para negociar. Setores econômicos e políticos sugerem que Lula entre em contato direto com Trump, mas o governo brasileiro avalia que não há garantias de que a ligação seja recebida de forma adequada.