O presidente Luiz Inácio Lula da Silva contestou nesta terça-feira (18) comentários do primeiro-ministro alemão Friedrich Merz, feitos no dia 13 de novembro, que compararam de forma depreciativa a cidade de Belém (PA) com Berlim, na Alemanha.
Durante a inauguração da Ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), Lula destacou: “Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém.”
O chanceler alemão havia afirmado que ninguém de sua equipe quis permanecer em Belém para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), alegando que Berlim é uma cidade mais atraente.
Lula relembrou que, na época da decisão de realizar a COP no Pará, muitos criticaram a escolha, sugerindo outras cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo, e comentaram até sobre preços de bebidas, mas nunca sobre itens essenciais como água em aeroportos internacionais.
O presidente reforçou que os visitantes demonstraram desconhecimento da região. “Ele, na verdade, devia ter ido a um boteco no Pará, dançado e provado a culinária local. Assim, perceberia que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que o estado do Pará e Belém proporcionam”, concluiu.
















