Governo Federal Disponibiliza Apoio à Polícia de São Paulo Após Assassinato de Ex-Delegado

O governo federal se colocou à disposição para auxiliar nas investigações do homicídio de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado da Polícia Civil paulista, ocorrido em Praia Grande.

Fonte: CenárioMT

Governo Federal Disponibiliza Apoio à Polícia de São Paulo Após Assassinato de Ex-Delegado
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que o governo federal está pronto para apoiar as autoridades de São Paulo na apuração do assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil, Ruy Ferraz Fontes, morto a tiros nesta segunda-feira (15) em Praia Grande.

“Logo cedo, liguei para o governador Tarcísio de Freitas, colocando-me à inteira disposição para elucidar este crime horroroso.”

Lewandowski participou nesta terça-feira (16), em Brasília, de audiência pública da comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

O ministro expressou solidariedade à família de Fontes e às forças policiais do estado, destacando que o diretor da Polícia Federal e o secretário nacional de Segurança Pública também se colocaram à disposição da Polícia de São Paulo.

Em conversa com jornalistas, Lewandowski classificou o crime como brutal e preocupante, evidenciando o impacto da proliferação de armas, especialmente de uso restrito, sobre a violência no país. Ele ressaltou que o governo federal trabalha para aperfeiçoar o controle de armamentos civis e reforçou que a principal contribuição no momento é oferecer a expertise de peritos da PF e do Banco Nacional de Perfis Genéticos.

Crime Organizado

Ruy Ferraz Fontes atuou por mais de 40 anos na Polícia Civil, chefiando entre 2019 e 2022 a instituição paulista. Durante sua carreira, passou por divisões de Homicídios e de Entorpecentes, além de liderar investigações sobre furtos, roubos a bancos e prisões de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Aposentado, assumiu em janeiro de 2023 a Secretaria de Administração de Praia Grande, cargo que ocupava até o momento do assassinato. Na segunda-feira, por volta das 18h, ele foi vítima de emboscada: seu carro capotou após perseguição, enquanto três homens armados desceram de outro veículo e dispararam contra ele.

A Secretaria de Segurança Pública informou que equipes estão realizando diligências com ferramentas de inteligência para identificar e responsabilizar os autores do crime. Após o episódio, o policiamento foi reforçado em toda a Baixada Santista.