Solenidade marca formatura de 36 novos profissionais na área de informática; 17 são jovens do socioeducativo

Esta foi a segunda turma formada pelo Programa Recytec, inaugurado em junho deste ano.

Fonte: CenárioMT

Destaque para o senhor Joaquim Geraldo de Moraes, 74 anos, formado em Informática Intermediária e Manutenção de Computadores. - Foto por: SECITECI/MT

Emoção e muita superação marcaram nesta sexta-feira, 16.12, a formatura dos 36 alunos dos cursos profissionalizantes de Informática Intermediária, Manutenção de Computadores e Robótica, ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), em parceria com a ONG Programando o Futuro e o Centro de Recondicionamento de Computadores – Recytec.

A cerimônia foi realizada na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, com a presença de autoridades, professores, amigos e familiares. A formatura marca a qualificação da segunda turma de novos profissionais, formados pelo Programa Recytec, inaugurado em junho.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os formandos, 17 são alunos do Centro Socioeducativo do Complexo Pomeri, que além da qualificação profissional, receberam com o diploma, a oportunidade de reinserção ao mercado de trabalho.

Para o secretário da SECITECI, Maurício Munhoz, além da qualificação profissional, a inserção do jovem no mercado de trabalho, impacta drástica e diretamente em fatores sociais, como a perspectiva da geração de renda, a redução das desigualdades, a expectativa do futuro gerada a partir do emprego, e a mudança no retrato social da família e comunidade.

[Continua depois da Publicidade]

“Essa é a missão da Seciteci, abrir portas. E cada vez mais, queremos que mais pessoa tenham acesso a qualificação, assim como esses jovens que estão aqui hoje, recebendo seu certificado. A sociedade é desigual, mas o modelo que implantamos na nossa rede de escolas técnicas, é um modelo democrático e sensível as desigualdades impostas pela sociedade, é um modelo que une a todos, comunidade, alunos militares, jovens do socioeducativo, idosos, e essa é a visão correta, gerar oportunidades e colher exemplos. Não estamos formando números, pelo contrário, estamos apostando alto em um modelo de sociedade, verdadeiramente mais igualitária”, defendeu o secretário da Seciteci, Maurício Munhoz.

“Estamos aqui hoje, formando nossa segunda turma, em parceria com a Seciteci e o Recytec, e quero agradecer ao secretário Maurício Munhoz por ter aberto essa porta para nós. Faz três anos que estou na direção do socioeducativo masculino, e a Seciteci foi a primeira instituição que nos abriu as portas, confiou em nós, confiou em nosso trabalho, e nos deu a oportunidade de qualificarmos nossos jovens. Uma parceria, que com fé em Deus, só vai crescer, e que para 2023 já temos garantido o projeto da horta hidropônica, em parceria com a secretaria”, comemorou o diretor de Atendimento do Socioeducativo Masculino, Urias Avelino Dantas,

Participaram da formatura, a vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar, o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior (Seciteci), Edson Paulino, a superintendente de Educação Profissional e Superior, Pollyana Peron, a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Ana Flávia Botelho, o superintendente de Projetos e Captação de Recursos, Luiz Fernando de Arruda, o superintendente do Sistema Socioeducativo, Iberê Júnior, o diretor de Atendimento do Socioeducativo Masculino, Urias Avelino Dantas, a gerente de Atendimento do Socioeducativo Feminino, Caroline Zattar, a coordenadora-geral do Programa Recytec, Kelly Cristina dos Reis, além de professores, técnicos do programa, e demais convidados.

 

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .