Palestra com exposição de robótica reúne estudantes em escola de Guarantã do Norte

Escola Estadual Guarantã apresentou aos novos estudantes o material pedagógico e os protótipos dos kits de montagens

Fonte: Rui Matos | Seduc-MT

Foto: Assessoria/Seduc-MT

Os 320 estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Guarantã, no município de Guarantã do Norte, participaram de uma palestra seguida de exposição de robótica educacional nesta sexta-feira (09). A iniciativa da coordenação da escola teve como objetivo apresentar o programa para os novos estudantes e atualizar os que já participam das aulas de robótica.

Segundo a coordenadora pedagógica, Anne Cunha, no ano passado ela acompanhou bem de perto o trabalho realizado na unidade e o resultado foi extremamente positivo. “Foi grande o desenvolvimento dos estudantes, sobretudo, em relação à capacidade de raciocínio lógico. Como a atividade é desenvolvida em equipe, desperta o protagonismo e o espírito de liderança, o estimula muito os estudantes”, comentou.

Na palestra, os assuntos abordados foram: lógica da programação, cultura maker, metodologia do programa, responsabilidades e funções a serem desempenhadas em grupos durante as aulas, além da realização da segunda edição do festival de robótica programado para este ano.

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Os estudantes também tiveram contato com os protótipos expostos num estande montado no pátio da escola para a demonstração dos conjuntos tecnológicos, material pedagógico e protótipos de robôs.

Para o estudante Guilherme dos Santos da Silva, de 9 anos, as aulas de robótica são enriquecedoras. “A robótica eu gostei bastante, é um pouco diferente, os alunos se divertem mais, fazem grupos e esses grupos têm que se comunicar para resolver o problema, tem que prestar bastante atenção, coisas que a gente tem que ter na escola no dia a dia”, comentou. “A gente tinha que ter mais matérias assim; parabéns, eu só tenho que agradecer”, frisou.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o engajamento dos jovens mostra que o investimento de R$ 60 milhões em robótica educacional trouxe resultados significativos para a educação pública. “De 2022 a 2023, o programa em sala de aula impactou positivamente mais de 34 mil estudantes. Nossa meta para 2024 é ampliar de 102 para 204 escolas com robótica”.

As atividades da robótica educacional são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contemplam a metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker – aprender fazendo, o que permite a interdisciplinaridade e uma aprendizagem mais significativa. O uso de kits de montagens e aplicativos despertam habilidades e reforçam o protagonismo dos estudantes.

A Robótica Educacional faz parte da política Tecnologia no Ambiente Escolar, que é uma das 30 políticas do Plano EducAção 10 Anos, cujo objetivo é colocar a educação pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país até 2032.

Capacitação

Professores inseridos no programa de robótica educacional também iniciaram capacitação e reciclagem para a aplicação do programa durante o ano letivo de 2024. Em toda a rede estadual, de 2022 a 2023, a Seduc já capacitou mais de 530 professores nas 102 escolas que aplicam a robótica educacional.

O projeto também conta com orientadores educacionais, especialistas em robótica, que acompanham os professores ao longo do ano letivo.