Investimentos, concurso público e última vacinação contra febre aftosa marcam ano no Indea

Somente na compra de 100 caminhonetes, por meio do Mais MT, o Indea recebeu o maior aporte financeiro dos últimos 20 anos

Fonte: CenárioMT

investimentos concurso publico e ultima vacinacao contra febre aftosa marcam ano no indea
Entrega de caminhonetes - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O ano de 2022 foi marcado por investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e recursos humanos para o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Somente na compra de 100 caminhonetes 4×4 diesel, por meio do programa Mais MT, o Indea recebeu aporte de R$ 23,1 milhões, o maior dos últimos 20 anos.

A realização do concurso público para contratação de novos fiscais de nível superior – médicos veterinários e engenheiros agrônomos ,– além de técnicos agrícolas de formação de ensino médio, trouxe 129 novos servidores de carreira para a autarquia.

Com mais servidores, o Indea tem mais capilaridade no interior, atendendo dos pequenos aos grandes produtores do Estado, e aumenta o trabalho de vigilância no Estado. Isto será fundamental para  a nova era que a pecuária de Mato Grosso vai entrar.

Após 30 anos, Mato Grosso vai deixar de vacinar contra a febre aftosa em busca de um novo status sanitário: o de zona livre sem vacinação. Com isso, haverá uma redução de custos aos pecuaristas e a possibilidade de melhorar o desempenho nas exportações da carne mato-grossense, atendendo aos mercados mais exigentes.

[Continua depois da Publicidade]

Neste ano também foi realizado, em Mato Grosso, um exercício simulado para emergências zoossanitárias com ênfase em febre aftosa, de 30 de julho a 6 de agosto, em Juscimeira. A ação envolveu mais de 200 pessoas de todos os estados brasileiros, além da Defesa Civil, forças de Segurança Pública e instituições privadas envolvidas na pecuária mato-grossense.

A ação simulou como as autoridades sanitárias devem agir em caso de febre aftosa como barreiras sanitárias, desinfecção de veículos, simulação de abate de animais, ações em propriedades rurais que teriam foco da doença.

O treinamento serviu, também, para deixar o serviço veterinário oficial atualizado para como agir em outras emergências zoossanitárias como a peste suína clássica, peste suína africana, influenza aviária.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.