Defensores voltam a atuar como observadores no segundo turno das eleições de 2022 em MT

Daniel Pinto e Janaína Osaki observaram o processo eleitoral em sessões no município de Nova Olímpia, no domingo (30/10)

Fonte: CenárioMT

defensores voltam a atuar como observadores no segundo turno das eleicoes de 2022 em mt
Defensores voltam à  Nova Olímpia e atuam na observação das eleições - Foto por: Arquivo Pessoal

Dois defensores públicos de Mato Grosso voltaram ao município de Nova Olímpia, no domingo (30/11), na função de observadores das Missões de Observação Eleitoral (MOEs) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles fizeram a mesma função no dia 02 de outubro, quando ocorreu o primeiro turno. Lá, verificaram o cumprimento das normas eleitorais nacionais; a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução do processo.

O defensor Daniel Rodrigo Pinto informou que o resultado do trabalho será apresentado, em forma de relatório, no início de 2023. Além de Pinto, participou do trabalho a defensora e presidente da Associação Estadual dos Defensores e Defensoras Públicas de Mato Grosso (Amdep), Janaína Osaki.

Os locais de trabalho onde atuaram foram pré-determinados pelo TSE em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral em Mato Grosso (TRE-MT). Os defensores entrevistaram eleitores e observaram o gerenciamento do processo eleitoral pelos mesários e fiscais e também acompanharam a forma como agentes políticos (candidatos, militantes partidários, cabos eleitorais), autoridades públicas e policiais se comportaram.

A atuação foi possível porque a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) está credenciada no TSE como uma das entidades organizadas da sociedade civil brasileira, escolhidas para acompanhar as eleições em todo país, por meio das MOEs.

[Continua depois da Publicidade]

“Na missão visitamos algumas seções eleitorais para observar e preencher formulários, fizemos entrevistas com eleitores, mesários, integrantes das forças de segurança e encaminhamos esse material para a Anadep, que produzirá um relatório sobre o primeiro turno”, explica o defensor.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.