Exu é celebrado em Brasília em ato contra intolerância religiosa

Evento Caminhos para Exu reuniu praticantes e simpatizantes das religiões de matriz africana no DF, destacando fé, resistência e pedido por respeito.

Fonte: CenárioMT

Exu é celebrado em Brasília em ato contra intolerância religiosa
Exu é celebrado em Brasília em ato contra intolerância religiosa - Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Brasília recebeu neste domingo (7) o Caminhos para Exu, encontro que reuniu mais de uma centena de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana. O ato teve como objetivo celebrar a fé, a resistência dos povos de terreiro e reafirmar o pedido pelo fim da intolerância religiosa.

Inspirado na Marcha para Exu, que já ocorre em São Paulo e em outras cidades, o evento ocupou um trecho da avenida W3 Sul, com apoio da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles. “Nosso principal objetivo é mostrar que existimos, que estamos vivos”, afirmou a cantora Kika Ribeiro, uma das organizadoras.

[Continua depois da Publicidade]

Além dos adeptos do candomblé, umbanda, quimbanda e ifá, o público incluiu curiosos atraídos pelos cânticos e toques de atabaques e agogôs. Para Marina Mara, coordenadora cultural da biblioteca, “isso é Exu: comunicação, comunhão e prosperidade”.

A programação também estendeu a exposição Cartas à Tereza, em homenagem à líder quilombola Tereza de Benguela, até 15 de setembro. A yalórisá Francys de Óya, de Samambaia, destacou que o encontro reforça a mensagem de que “não somos do mal; somos alegria, saúde e prosperidade”.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o Censo de 2022, 1% da população brasileira se declarou praticante de religiões de matriz africana, número que representa crescimento de mais de 300% em relação a 2010. Apesar do avanço, dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos apontam que essas tradições ainda são as principais vítimas de intolerância.

Para os organizadores, a celebração busca desconstruir preconceitos em torno de Exu, exaltando sua simbologia ligada ao amor e à abertura de caminhos. Há expectativa de que uma segunda edição ocorra em dezembro, ainda este ano.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.