EUA concedem visto a Padilha para acompanhar Lula em assembleia da ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, obteve visto norte-americano para integrar a comitiva de Lula na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Fonte: CenárioMT

EUA concedem visto a Padilha para acompanhar Lula em assembleia da ONU
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta quinta-feira (18) o visto dos Estados Unidos que garante sua participação na Assembleia Geral da ONU, marcada para a próxima semana em Nova York. A autorização ocorre após semanas de tensão diplomática entre Brasília e Washington.

Em coletiva de imprensa em Brasília, Padilha afirmou: “Recebi o visto hoje. É obrigação de um país que tem acordo-sede com organismo internacional assegurar o acesso de autoridades convidadas”.

[Continua depois da Publicidade]

Padilha foi escalado para integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participará do evento em meio a atritos recentes com o governo norte-americano, especialmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, o ministro deve participar de uma conferência da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Washington, ainda em setembro.

Contexto

Em agosto, o governo do presidente Donald Trump cancelou o visto da esposa e da filha de 10 anos do ministro. Na ocasião, Padilha estava com o próprio visto vencido desde 2024, o que impedia seu cancelamento. Também foram atingidos pela medida o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Julio Tabosa Sales, e o ex-assessor de Relações Internacionais da pasta, Alberto Kleiman, atual coordenador-geral da COP30.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, justificou que os servidores teriam colaborado com um “esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano” por meio do programa Mais Médicos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.