Será votado na quarta projeto sobre irrigação em áreas de preservação permanente à beira de rios

O projeto é de autoria do senador Luís Carlos Heinze

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) irá se reunir nesta quarta (29), em audiência pública, para votação do Projeto de Lei (PL) 1.282/2019. O projeto, de autoria do senador Luís Carlos Heinze (PP-RS), libera a construção de reservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) à beira de rios. A audiência será presencial e terá início às 8h.

O projeto a ser votado prevê a alteração do Código Florestal (Lei 12.651/2012), que considera áreas à beira de rios como APPs, para que a instalação de infraestrutura para irrigação nessas faixas de terras não seja considerado uma intervenção à fauna nativa, ação que é criminalizada pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998).

[Continua depois da Publicidade]

A reunião, antes prevista para o dia 9, foi adiada após pedido de vista da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Na ocasião, o relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), apresentou parecer favorável, mas reconheceu que o projeto poderia ser aprimorado. Ele ressaltou que o objetivo é garantir água para regiões afetadas por estiagens.

O relator sugeriu alterações na redação do projeto, além de adicionar, ao Código Florestal, um novo inciso no Art. 4°, que permite, apenas mediante licenciamento ambiental, a instalação de reservatórios para irrigação por meio de barramentos de cursos d’água.

[Continua depois da Publicidade]

Para o senador Luís Heinze, os projetos de irrigação são os fundamentais para a expansão da agropecuária brasileira, porém as legislações sobre o tema não trazem clareza e dificultam a inovação tecnológica. “A inserção do projeto no novo Código Florestal brasileiro trará clareza necessária a tão significativo tema e de fundamental importância para a redução de perdas nas lavouras”, defende Heinze.

Por Vinícius Vicente, sob supervisão de Patrícia Oliveira.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .