Ponte em Porto Alegre é batizada como Travessia Paixão Côrtes

O relator na Comissão de Educação foi o senador Lasier Martins

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Foi sancionada na segunda-feira (11) a lei 14.403, que denomina Travessia Paixão Côrtes a segunda ponte sobre o rio Guaíba na BR-290, no Município de Porto Alegre (RS). A ponte é a maior já construída no estado, com aproximadamente três quilômetros de extensão.

O projeto que deu origem à lei (PL 2568/2019), do deputado federal Sanderson (PSL-RS), teve como relator o senador Lasier Martins (Podemos-RS) e foi aprovado em maio pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado.

[Continua depois da Publicidade]

João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes — ou apenas Paixão Côrtes, como ficou conhecido — é considerado um ícone da cultura gaúcha. Nascido em 1927, no município de Santana do Livramento, Paixão Côrtes foi doutor em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do Colégio de Aplicação e do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pesquisador da cultura sul-rio-grandense, escreveu e editou vários estudos sobre literatura gaúcha. Paixão Côrtes dedicou-se ainda à renovação do gauchismo cívico, à formalização das tradições gaúchas e à militância no movimento tradicionalista.

[Continua depois da Publicidade]

Para Lasier Martins, a homenagem é “justa e merecida”. Segundo o senador, Paixão Côrtes é “o maior gaúcho de todos os tempos, por sua dedicação à cultura gaúcha e ao movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul”. 

Por Raíssa Portela, sob supervisão de Sheyla Assunção

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .