O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou substituir a aeronave durante agenda na Ilha do Marajó, no Pará, na manhã de quinta-feira (2). O voo, que partiria do aeroporto de Belém, teve sua aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) interrompida devido a um problema no motor.
Em entrevista à TV Liberal, Lula relatou: “Fui pegar o avião para ir para o Marajó e teve um problema no motor do avião. Só tinha que agradecer a Deus porque podia ter tido um problema no ar, mas ocorreu em terra.”
“Nós tivemos que descer do avião, com risco de o avião pegar fogo. E nós fomos em um avião Brasília para a Ilha do Marajó”, completou o presidente, que ainda visitou o santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, após o incidente.
O Palácio do Planalto confirmou a troca de aeronaves em nota: “Durante os procedimentos de acionamento dos motores, foi identificado um problema técnico-operacional. Por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva, sempre disponível nas missões presidenciais”.
Não é a primeira vez que Lula enfrenta problemas com aviões. Em outubro do ano passado, o avião presidencial VC-1 apresentou falha técnica após decolar do México e precisou permanecer em voo por cerca de cinco horas para descarregar combustível.