Impacto causado pela pandemia é tema de debate com Educafro e fóruns de Educação Indígena e do Campo

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

A Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia promove na terça-feira (16), às 10h, a quarta audiência do ciclo de debates para avaliar os impactos da emergência da covid na educação básica.

Foram convidados para o debate Clarice Santos, coordenadora do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec); Frei David Santos, diretor executivo da organização não-governamental Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro); e Gersem José dos Santos Luciano Baniwa, coordenador do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI).

[Continua depois da Publicidade]

Nas três primeiras reuniões os senadores ouviram integrantes de entidades representativas dos trabalhadores da educação e de secretarias de Educação dos estados, além de representantes do Ministério da Educação e das entidades estudantis. Nos encontros foram discutidos os desafios a serem superados para recuperar a perda de aprendizagem provocada pela pandemia e o planejamento de ações para garantir o retorno das aulas presenciais na educação básica. Também foram abordadas propostas para uma agenda estratégica educacional para os próximos anos.

O colegiado, que é presidido pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR), foi instalado em 13 de setembro e tem prazo de 120 dias de funcionamento. Ele é vinculada a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Além do presidente, a subcomissão conta ainda com outros quatro integrantes titulares: Antonio Anastasia (PSD-MG), Confúcio Moura (MDB-RO), Wellington Fagundes (PL-MT) e Zenaide Maia (Pros-RN).

[Continua depois da Publicidade]

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .