Iluminação roxa do Senado pede o fim da violência contra as mulheres com deficiência

Cúpula do Senado fica roxa até o domingo, 5 de dezembro

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

Rodrigo Viana/Senado Federal

A cúpula que representa o Senado no Palácio do Congresso Nacional foi iluminada de roxo nesta sexta-feira (3) e fica assim até o domingo (5), em apoio à campanha Proteção das Mulheres com Deficiência contra a Violência, promovida pela Frente Nacional das Mulheres com Deficiência. A iniciativa da iluminação é da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) e do senador Romário (PL-RJ).

O período da campanha foi definido levando em conta o dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e o dia 5 de dezembro, Dia Nacional da Acessibilidade. Além disso, o dia 25 de novembro foi o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, data em que se iniciou mundialmente a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovida pela Onu Mulheres.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo dados do Atlas da Violência de 2021, publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a violência doméstica é a principal situação contra pessoas com deficiência, sendo as mulheres as mais atingidas, com mais de 58% das notificações.

A cor roxa simboliza as mulheres, explica a senadora Mara, e representa o movimento internacional WeThe15, a favor das pessoas com deficiência. O número faz referência a 15% das pessoas do mundo que apresentam deficiência, algo em torno de 1,2 bilhão de pessoas.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .